top of page

Você faz a análise de riscos das propostas de trabalho que recebe?

  • Foto do escritor: Natalia Graciano
    Natalia Graciano
  • 9 de set. de 2024
  • 2 min de leitura
ree

Olá! Estimo que esteja bem.


Existem diversos cuidados que o profissional autônomo deve ter ao receber uma proposta de trabalho e é importante ter um protocolo de análise de risco, ou seja, um procedimento a ser seguido para verificar a viabilidade do negócio.


O primeiro ponto que eu recomendo, em caso de contratação feita por pessoa jurídica (PJ), é verificar se a empresa está ativa. Isso pode ser feito, por exemplo, no site gov.br (clique aqui para acessar) ou no site CNPJ Biz (clique aqui para acessar).


Para realizar uma busca mais completa do CPF ou CNPJ, poderá utilizar o site do Serasa (clique aqui para acessar), mediante pagamento. Nessa busca você terá acesso à informações como falências e recuperação judicial, ações judiciais, pontuação do Serasa Score, entre outras.


A depender dos resultados você poderá avaliar melhor os riscos do negócio a ser firmado e optar por declinar a proposta ou realizar ajustes contratuais incluindo, por exemplo, a necessidade de pagamentos antecipados, apresentação de garantias, penalidades relacionadas a possíveis ações de cobrança, etc.


Além disso, é importante verificar o impacto de possíveis problemas no evento, desde a responsabilidade financeira, como a possibilidade de ser demandado judicialmente, ser condenado a indenizar ou ressarcir alguém, até o impacto na sua imagem profissional.


Pesquisar as possíveis notícias que a empresa foi vinculada, se existem reclamações no Reclame Aqui (clique aqui para acessar) e a existência de processos judiciais no Jusbrasil (clique aqui para acessar) são cuidados que também devem fazer parte do protocolo de análise de risco.


Tudo isso também deve ser ajustado em contrato em cláusula específica que deixe claro, por exemplo, quem arcará com as custas processuais e demais custas para resolução desse tipo de situação.


Fazer uma análise de riscos das propostas de trabalho que recebe pode evitar uma série de problemas e gastos futuros. Essa análise pode ter níveis diferentes de acordo com as propostas recebidas, quanto maior o risco, mais profunda deve ser a análise.


Construir um protocolo a ser seguido, com um profissional qualificado, trará agilidade para o momento da análise de riscos da proposta e também dos ajustes contratuais a serem feitos a depender dos resultados obtidos.


Lembre-se que o mercado também muda de acordo com o comportamento dos prestadores de serviços e fazer a análise de riscos das propostas de trabalho que recebe, além de proteger o seu negócio e imagem profissional, minimiza o alcance das ações de pessoas que possam estar agindo de má-fé.


Quer saber mais? Clique aqui


Espero que esse conteúdo seja útil! Se gostou, te convido a curtir e compartilhar para que chegue a mais pessoas.


Até breve!


Natália Graciano

Advogada, mediadora e conciliadora de conflitos, turismóloga e especialista em marketing


Advogados, busquem sempre parceria com profissionais que possam ampliar ainda mais as suas possibilidades de atuação.


Importante: Este conteúdo não pode ser copiado, total ou parcialmente, sem que sejam dados os devidos créditos à autora.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page