top of page

Importância das associações e entidades de classe para os profissionais de eventos

  • Foto do escritor: Natalia Graciano
    Natalia Graciano
  • 17 de abr. de 2023
  • 3 min de leitura

Fonte imagem: Freepik



Olá! Estimo que esteja tudo bem com você.


As associações e entidades de classe possuem poderes e alcances que podem influenciar, diretamente, todos os profissionais de uma categoria. Um exemplo, é a possibilidade de ajuizar ações coletivas, quando determinados direitos são violados. Os resultados dessas ações, em regra, possuem efeitos para todos os profissionais da categoria.


Imagine se todos os profissionais da área de eventos precisassem ir ao judiciário para reivindicar uma mesma questão. Seria um caos, tanto para o judiciário, pelo volume de ações, quanto para os profissionais, devido ao gasto financeiro e de tempo, indisposição com contratantes, etc.


Além disso, essas entidades, por representarem uma categoria profissional, possuem uma força diferente na busca, por exemplo, de alterações legislativas.


Durante o auge da pandemia eu acompanhei algumas legislações voltadas para o setor de eventos, até divulguei no meu Linkedin, e eram questões pífias, quando comparadas ao impacto da pandemia para os profissionais da área de eventos e também à importância dos eventos para a economia nacional.


Fiscalizar o mercado e buscar soluções para as dores de toda a categoria, também é algo que possui grande impacto e que faz parte das atribuições dessas entidades.


Outro ponto importante é que, em regra, as entidades possuem mais oportunidades para negociar descontos, firmar parcerias e proporcionar diversas facilidades e benefícios para os associados.


Precisamos ser realistas: “uma andorinha sozinha não faz verão” ou “juntos somos mais fortes”, enfim, como você preferir.


Para fazer um comparativo, no meu caso, por ser advogada, existe a OAB (não vamos falar sobre natureza jurídica da OAB, é só um comparativo) que é fundamental em diversas questões relacionadas à advocacia e tem uma estrutura considerável.


Além disso, aplica o exame da ordem, pois nós exercemos atividades que são exclusivas de advogados, temos uma tabela que indica honorários mínimos e mais uma série de questões. Tudo isso tem um custo, porém a OAB foi criada em 1930, ou seja, não chegou ao patamar que está hoje do dia para a noite.


No mesmo sentido, quando falamos de outras profissões que possuem entidades criadas há anos e que hoje possuem uma grande força. A mesma coisa pode acontecer com tantas outras entidades que representam classes profissionais.


Eu quero destacar aqui que, não é porque existe uma entidade cuidando dos nossos interesses profissionais que seguimos nossas vidas como se isso não fosse, também, uma responsabilidade nossa. Não é só pagar um boleto… tem divergências, comissões para estudar e propor soluções, tem eleição, resumindo, dá trabalho!


E conforme eu já disse, tem um custo também. Toda estrutura organizacional tem um custo e é por isso que, em regra, as entidades de classe cobram anuidades.


Ao observarmos novas entidades (e algumas não tão novas assim), que buscam associados, muitas vezes nos deparamos com o grande dilema, pois o profissional quer os benefícios, porém a entidade precisa do associado para ter força e estrutura para oferecer benefícios.


E aí, o que fazer?


A minha sugestão aos profissionais, que possuem dúvidas, é que busquem informações junto às associações e outros profissionais da área. Entender o seu papel nesse grupo é fundamental para que tome decisões mais acertadas.


Estamos acompanhando o surgimento da ANPPE e o andamento de diversas outras entidades voltadas aos profissionais de eventos, como a AMPRO, ALAGEV, etc. e torço para que todas ganhem força e que possam melhorar de forma significativa as questões relacionadas aos profissionais da área de eventos.


Quer saber mais? Clique aqui


Espero que esse conteúdo seja útil! Se gostou, te convido a curtir e compartilhar para que chegue a mais pessoas.


Até breve!


Natália Graciano

Advogada, mediadora e conciliadora de conflitos, turismóloga e especialista em marketing


Advogados, busquem sempre parceria com profissionais que possam ampliar ainda mais as suas possibilidades de atuação.


Importante: Este conteúdo não pode ser copiado, total ou parcialmente, sem que sejam dados os devidos créditos à autora.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page