top of page

Os contratos na era do engajamento. E se algo der errado?

  • Foto do escritor: Natalia Graciano
    Natalia Graciano
  • 25 de set. de 2023
  • 2 min de leitura


Olá! Estimo que esteja bem.


Nos últimos tempos algumas notícias relacionadas a contratos, ou a falta deles, estão em alta e me chamou atenção o quanto as pessoas percebem a importância desse instrumento jurídico quando as coisas dão errado.


Uma das funções de um contrato é garantir segurança jurídica a uma relação firmada entre duas ou mais pessoas (físicas e/ou jurídicas), porém, além disso, o contrato também possui a função de documentar o que as partes decidiram caso determinadas situações adversas aconteçam.


Isso significa que o momento da elaboração de um contrato também inclui a análise do que pode dar errado e o que deve ser feito, sanções e etc.


É fundamental fazer essa análise, pois nem tudo encontra respaldo em nosso ordenamento jurídico, visto que o direito acompanha a evolução social, porém, por motivos óbvios, os ritmos das evoluções são muito distintos.


Atualmente existem relações profissionais que incluem permutas envolvendo divulgação de produtos e serviços, vídeos e postagens em redes sociais em colaboração, estratégias para aumentar o engajamento, entre outras.


Quanto mais intangível a contraprestação (por exemplo visibilidade) mais detalhado precisa ser o contrato para que as expectativas sejam alinhadas, até porque, não é garantia nenhuma que um conteúdo de um influenciador que possui milhões de seguidores seja sempre sucesso.


O sucesso é algo totalmente subjetivo, então o contrato é o instrumento que vai determinar o que será considerado sucesso, quais as responsabilidades de cada uma das partes para que se obtenha esse objetivo, o que está fora das responsabilidades assumidas e o que cada um ganha no momento que essa etapa é alcançada.


Além disso, caso alguma atitude de uma das partes traga qualquer tipo de prejuízo para os envolvidos e ao negócio firmado, ter em contrato certos limites e como possíveis danos serão reparados trará ainda mais segurança jurídica para essa relação.


Incluir as formas como as situações adversas e conflitos serão tratados também é fundamental para minimizar riscos, resolver as questões de forma mais rápida e economizar recursos.


Quer saber mais? Clique aqui


Espero que esse conteúdo seja útil! Se gostou, te convido a curtir e compartilhar para que chegue a mais pessoas.


Até breve!


Natália Graciano

Advogada, mediadora e conciliadora de conflitos, turismóloga e especialista em marketing


Advogados, busquem sempre parceria com profissionais que possam ampliar ainda mais as suas possibilidades de atuação.


Importante: Este conteúdo não pode ser copiado, total ou parcialmente, sem que sejam dados os devidos créditos à autora.


コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page