top of page

Uso de imagens de eventos em redes sociais e portfólio de trabalho

  • Foto do escritor: Natalia Graciano
    Natalia Graciano
  • 30 de out. de 2023
  • 2 min de leitura


Olá! Estimo que esteja bem.


É muito comum o uso de imagens de eventos em divulgações, nas redes sociais e até no portfólio de trabalho dos profissionais dessa área, mas quais cuidados precisam ser tomados ao utilizar essas imagens?


Essa é uma das principais formas de divulgação do próprio trabalho e com o uso das redes sociais possuem um alcance imenso, por isso, alguns cuidados são essenciais.


O primeiro deles é verificar se existe alguma informação sobre isso em seu contrato de prestação de serviços. Caso exista alguma restrição ao uso de imagens do evento, provavelmente estará expresso no contrato.


Caso não tenha nada em contrato ou a contratação tenha sido feita sem esse instrumento escrito, pergunte por e-mail ou de outra forma que a informação fique documentada. Explique qual o seu objetivo em utilizar as imagens e questione se existe alguma restrição ou orientação em relação ao uso.


Independente de quanto tempo o conteúdo for exposto, seja em um stories, nos destaques, no feed do Instagram, etc, é importante ter documentado, de alguma forma, que existe autorização para expor o conteúdo.


O cuidado deve ser redobrado quando for lançamento de produtos, serviços, tecnologias, apresentação de projetos, estudos, obras e outros eventos que contenham qualquer tipo de novidade.


Se houver participação de algum artista no evento, é importante verificar se poderá utilizar divulgações que utilizam, por exemplo, o som ambiente, principalmente se uma nova música for tocada ou for realizada uma performance especial para o evento.


Todo esse cuidado é importante para que você se resguarde, caso alguma informação confidencial seja divulgada e isso gere algum tipo de dano a alguém, visto que, de acordo com a nossa legislação, aquele que gera dano a alguém tem o dever de reparar, seja através de indenização ou outra forma cabível.


Além disso, tenha atenção ao uso da marca e imagens das empresas prestadoras de serviços e parceiras do evento, as técnicas de trabalho e tecnologias usadas por eles e também a imagem de outros profissionais e participantes do evento.


Criar o hábito de ter documentado o que poderá ou não divulgar em relação ao evento pode evitar desde desconfortos com contratantes até questões jurídicas muito sérias.


Quer saber mais? Clique aqui


Espero que esse conteúdo seja útil! Se gostou, te convido a curtir e compartilhar para que chegue a mais pessoas.


Até breve!


Natália Graciano

Advogada, mediadora e conciliadora de conflitos, turismóloga e especialista em marketing


Advogados, busquem sempre parceria com profissionais que possam ampliar ainda mais as suas possibilidades de atuação.


Importante: Este conteúdo não pode ser copiado, total ou parcialmente, sem que sejam dados os devidos créditos à autora.

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
May 23, 2024

Todos os clientes deveriam saber ou ler atentamente a sua matéria, parabéns

Like
bottom of page