Como reclamar de serviços bancários, usando o gov.br?
- Natalia Graciano
- 20 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de mar. de 2023

Fonte imagem: Google - gov.br
Olá! Estimo que esteja tudo bem com você.
O site gov.br possui diversas funcionalidades e, dentre elas, uma muito interessante que é a possibilidade de registrar reclamações contra bancos e outras instituições financeiras que sejam autorizadas pelo Banco Central.
É um serviço gratuito que tem como principal objetivo ajudar o Banco Central a melhorar questões relacionadas às normas e a fiscalização do sistema financeiro.
Esse é um serviço disponibilizado para pessoas que já tentaram resolver a situação diretamente com a instituição financeira, porém não obtiveram sucesso, por isso, é fundamental que você guarde os protocolos de atendimento, pois precisará deles.
Como registrar a sua reclamação
Primeiro você deve acessar a sua conta no gov.br, clicando em “entrar com o gov.br”, incluindo seu CPF e senha. Caso não tenha acesso precisará criar.
Ao clicar no menu que consta no canto superior direito, você selecionará as opções indicadas na imagem abaixo. Por fim, clique em “Regulação e Fiscalização”

Após, é só selecionar a opção “Reclamar contra bancos e outras instituições financeiras” e iniciar.
Além da opção de acesso pelo site, também é possível acessar o serviço pelo telefone 145 (de segunda a sexta, das 08h às 20h - custo de ligação local) e pelo endereço do Banco Central do Brasil, Departamento de Atendimento Institucional, Divisão de Atendimento ao Cidadão - SBS Quadra 3 Bloco B - 1º SS - Edifício Sede - CEP: 70074-900 - Brasília – DF (envio de correspondências e também presencialmente).
Caso tenha dúvidas sobre o acesso ao serviço clique aqui.
Você só poderá registrar reclamações em seu próprio nome. A instituição financeira terá o prazo de 10 (dez) dias para responder a sua reclamação, por escrito.
Particularmente, todas as vezes que precisei utilizar esse serviço a comunicação com a instituição financeira foi rápida e eficiente.
É importante ressaltar que incluir a sua reclamação no gov.br não é garantia de resolução, porém é uma forma do seu problema chegar ao Banco Central, que é responsável por zelar e fiscalizar nosso sistema financeiro.
Além disso, o Banco Central não possui autorização para interferir nas relações contratuais com as instituições financeiras. Caso o problema não seja resolvido, é importante que busque orientação jurídica.
Quer saber mais? Clique aqui
Espero que esse conteúdo seja útil! Se gostou, te convido a curtir e compartilhar para que chegue a mais pessoas.
Até breve!
Natália Graciano
Advogada, mediadora e conciliadora de conflitos.
Advogados, busquem sempre parceria com profissionais que possam ampliar ainda mais as suas possibilidades de atuação.
Importante: Este conteúdo não pode ser copiado, total ou parcialmente, sem que sejam dados os devidos créditos à autora.
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