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Como reclamar de serviços bancários, usando o gov.br?

  • Foto do escritor: Natalia Graciano
    Natalia Graciano
  • 20 de fev. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 28 de mar. de 2023


Fonte imagem: Google - gov.br


Olá! Estimo que esteja tudo bem com você.


O site gov.br possui diversas funcionalidades e, dentre elas, uma muito interessante que é a possibilidade de registrar reclamações contra bancos e outras instituições financeiras que sejam autorizadas pelo Banco Central.


É um serviço gratuito que tem como principal objetivo ajudar o Banco Central a melhorar questões relacionadas às normas e a fiscalização do sistema financeiro.


Esse é um serviço disponibilizado para pessoas que já tentaram resolver a situação diretamente com a instituição financeira, porém não obtiveram sucesso, por isso, é fundamental que você guarde os protocolos de atendimento, pois precisará deles.


Como registrar a sua reclamação


Primeiro você deve acessar a sua conta no gov.br, clicando em “entrar com o gov.br”, incluindo seu CPF e senha. Caso não tenha acesso precisará criar.


Ao clicar no menu que consta no canto superior direito, você selecionará as opções indicadas na imagem abaixo. Por fim, clique em “Regulação e Fiscalização”



Após, é só selecionar a opção “Reclamar contra bancos e outras instituições financeiras” e iniciar.


Além da opção de acesso pelo site, também é possível acessar o serviço pelo telefone 145 (de segunda a sexta, das 08h às 20h - custo de ligação local) e pelo endereço do Banco Central do Brasil, Departamento de Atendimento Institucional, Divisão de Atendimento ao Cidadão - SBS Quadra 3 Bloco B - 1º SS - Edifício Sede - CEP: 70074-900 - Brasília – DF (envio de correspondências e também presencialmente).


Caso tenha dúvidas sobre o acesso ao serviço clique aqui.


Você só poderá registrar reclamações em seu próprio nome. A instituição financeira terá o prazo de 10 (dez) dias para responder a sua reclamação, por escrito.


Particularmente, todas as vezes que precisei utilizar esse serviço a comunicação com a instituição financeira foi rápida e eficiente.


É importante ressaltar que incluir a sua reclamação no gov.br não é garantia de resolução, porém é uma forma do seu problema chegar ao Banco Central, que é responsável por zelar e fiscalizar nosso sistema financeiro.


Além disso, o Banco Central não possui autorização para interferir nas relações contratuais com as instituições financeiras. Caso o problema não seja resolvido, é importante que busque orientação jurídica.


Quer saber mais? Clique aqui


Espero que esse conteúdo seja útil! Se gostou, te convido a curtir e compartilhar para que chegue a mais pessoas.


Até breve!


Natália Graciano

Advogada, mediadora e conciliadora de conflitos.


Advogados, busquem sempre parceria com profissionais que possam ampliar ainda mais as suas possibilidades de atuação.


Importante: Este conteúdo não pode ser copiado, total ou parcialmente, sem que sejam dados os devidos créditos à autora.

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